Diretório

Fundação de Assistência Médica Internacional

Fundação de Assistência Médica Internacional
AMI
Internacional
amimissaogb@gmail.com
+245 966 087 507 | +245 955 934 356

A AMI foi fundada em 1984, com o Homem no centro de todas as suas preocupações. Desde 1987, já atuou em 82 países do Mundo, tendo enviado centenas de voluntários e toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.). Na área internacional, a AMI desenvolve três grandes tipos de intervenções, designadamente, Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais (PIPOL), procurando adequar a sua atuação às características e necessidades do contexto, assumindo para tal uma intervenção faseada, tendo sempre como fim último, a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.
A partir de 1994, consciente da realidade vivida em Portugal, a AMI alargou a sua área de atuação, visando minimizar os efeitos dos fenómenos da pobreza e da exclusão social em território nacional. Deste modo, dispõe atualmente de 15 Equipamentos e Respostas Sociais no país, nomeadamente 9 Centros Porta Amiga (Lisboa – Olaias e Chelas, Porto, Almada, Cascais, Funchal, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Angra do Heroísmo); 2 Abrigos Noturnos (Lisboa e Porto); 2 Equipas de Rua (Lisboa e Vila Nova de Gaia/Porto); 1 Serviço de Apoio Domiciliário (Lisboa) e 1 polo de receção de alimentos (Porto).

Uma terceira vertente do trabalho da AMI é a promoção de uma cidadania ativa na área do associativismo, formação ou ambiente, promovendo a participação ativa de jovens e adultos em projetos concretos.

Levar ajuda humanitária e promover o desenvolvimento humano, tendo em conta os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas áreas da saúde, social e ambiental, em qualquer parte do mundo, independentemente de raça, género, idade, nacionalidade, língua, política, religião, filosofia ou posição social, olhando para cada pessoa como um ser único, insubstituível, digno de atenção e cuidado.

Atenuar as desigualdades e o sofrimento no Mundo, tendo o Ser Humano no centro das preocupações. Criar um mundo mais sustentável, mais harmonioso, mais inclusivo, mais tolerante, menos indiferente, menos violento.

Água Saneamento e Higiene, Ambiente, Direitos Humanos, Género, Saúde, Segurança Alimentar
Bolama Bijagós, Quinará
Intervenções de Alto Impacto: Saúde Comunitária em Quinara
Saúde
Janeiro 2014 - À data
Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Fundação AMI
Direção-Regional de Saúde de Quinara
Rádio Comunitária de Bolama
Comunicação Social
Março 2017 - À data
Fundação AMI
Associação Pró-Bolama
Aventura Solidária
Anualmente
Fundação AMI
Organizações da Sociedade Civil de Bolama
Bô Mansi, A Comunidade Lidera o Saneamento e a Prevenção do Ébola e Doenças Diarreicas
Para Ka Tem
Água, Saneamento e Higiene
2015
Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Fundação AMI
Para Ka Tem
São Mansi, Saneamento Liderado pela Comunidade
Água, Saneamento e Higiene
2014
Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Fundação AMI