Diretório

PLATAFORMA DAS ONG’S E ASSOCIAÇÕES DE BASE DA REGIÃO DE GABÚ

PLATAFORMA DAS ONG’S E ASSOCIAÇÕES DE BASE DA REGIÃO DE GABÚ
PONGABU-GABU
  Nacional
plataformagabu@hotmail.com
(00245) 95 520 67 86

Historial
Há muito que a ausência de um espaço de diálogo, concertação e coordenação das Organizações da Sociedade civil e Associações de Base de Gabú vinha sendo patente, revelando-se num dos factores impeditivo de acções e intervenções bem sucedidas das ONG's e Associações de Bases em prol da melhoria dos indicadores sociais da região que, como se sabe, são dos mais ALTOS do País, nomeadamente, mortalidade materno-infantil, a má nutrição aguda em crianças e adultos, consumo de água imprória, inssuficiências de centros de saúde, elevada taxa de abandono escolar, casamento precoce e forçado, a mutilação genital feminina, ausência de saneamento básico, tráfico de seres humanos, tráfico e consumo de drogas, etc.
Numa outra vertente, a maioria das Organizações da Sociedade Civil e Associações de Bases não têm noção de gestão financeira básica e consistente dos recursos de que beneficiam, pois, basta os fundos esgotarem para imediatamente cessarem as actividades, sem que os resultados almejados sejam atingidos.
Outro indicador de insucesso é a falta de seguimento e avaliação das atividades.
Não menos importante é a questão de certas organizações, muito bem criadas e estruturadas, mas sem capacidade de formular projectos e, consequentemente, de mobilizar fundos para a implementação dos mesmos.
Na região existem organizações com certa dimensão, mas que, na generalidade, duplicam as acções em determinadas zonas.
Basicamente, são estas as razões fundamentais da criação da PONGAB/GABÚ, na perspetiva de alterar este quadro que, de forma, pode permitir a obtenção de resultados satisfatórios das ONG's e Associações de Bases de Gabú.

Missão

Facilitar uma intervenção coordenada, concertada e coerente com a política de desenvolvimento definida pelo Governo da Guiné-Bissau, bem como assegurar a criação de oportunidades para o reforço das capacidades das organizações locais.
Habilitar as Organizações da Sociedade Civil e Associações de Base a um esforço de coordenanação e intervenções planificadas, por forma que as suas acções conduzam a resultados palpáveis na melhoria dos indicadores do desenvolvimento humano de Gabú.

Visão

A Plataforma tem a visão de melhorar, coordenar, reorganizar, dinamizar e capacitar as ONGs e Associações de base para prestação de serviços de qualidade às comunidades.

Água Saneamento e Higiene
Gabu
reforço da capacidade
Direitos Humanos
Saneamento e Higiene
Ambiente
Saneamento e Higiene
Educação e Formação